Páginas

domingo, 10 de maio de 2009

Socrates vs TVI! Chamem o exército pois estamos em guerra


Aqui estou eu depois de uma longa ausência… que no fundo é compreensível. Ninguém aguenta muito tempo seguido em frente à Tv.… bem, pelo menos ninguém com uma sanidade mental saudável. Enfim, afastei-me dos ecrãs da televisão… mas dado as últimas atrocidades não consigo resistir e dar a minha parca opinião.
A guerra entre a tvi e o Sócrates, em ano de eleições é ridícula. Ridícula com todas as letras e em todos os sentidos que a palavra possa ter. Ridícula. E atesta a minha opinião de que a comunicação social devia ver as suas intervenções limitadas.
Por favor não venham cá com o escudo, com a arma mortífera que tudo justifica da liberdade de imprensa e liberdade de expressão. Porque já chega de dar essas desculpas para todos os alarmismos, para todas as estupidezes. São as televisões as primeiras a esquecerem-se do vinte e cinco de Abril, a tvi neste feriado nem passou nada alusivo à data a não ser uns quantos filmes a anunciar feriado. Mas quando se trata de justificar todas as idiotices com que presenteiam a população, lançam como um raio a liberdade de expressão, ganha arduamente com o vinte e cinco de Abril. Não há paciência.
Repare-se que não tenho inclinação política ou, pelo menos, nenhuma inclinação que possa justificar esta minha pretensa defesa do nosso primeiro (ministro, entenda-se). O que acho é que esta palhaçada das sextas-feiras na tvi, com uma Manuela Moura Guedes a dar de dois minutos em dois minutos a sua fundada e letrada opinião, com palavras banais e corriqueiras acerca do país e do mundo, tentando chegar a todos os extractos da população, não se entende. Pensará ela que todo o povo português tem apenas a instrução primária e não percebe outras palavras que não “bronca”? E depois, sejamos francos, que raio de ideia é essa de todas as semanas passarem uma notícia que tenta de tudo por tudo descredibilizar o nosso primeiro-ministro? Não é que ele deva ser imune a tal, mas passar os primeiros vinte e cinco minutos do telejornal com notícia atrás de notícia sobre o pobre do homem, uma atrás da outra não se aguenta. Chegaram ao ponto de ir buscar o registo das partilhas da mãe!
Numa primeira etapa lançam um CD em que alguém afirma categoricamente que Sócrates recebeu subornos, CD sem imagem. Na semana seguinte passam o mesmo CD mas com imagens distorcidas. Como a dúvida se mantém, na semana seguinte passam imagens nítidas do mesmo CD. Afinal, será que não tinham as imagens logo na primeira semana? Para quê isso?
Estamos num país sem eira nem beira é certo. Mas gostando-se ou não, nenhuma outra pessoa apareceu com melhor qualidade para substituir o Sócrates. Basta olhar para a oposição… Sinceramente, pondo de lado qualquer preferência partidária quem de entre aquela gente pode conduzir este país? Ninguém. E por isso é que as sondagens lhe dão a vitória e se fala num bloco central.
Ora não é atacando-o de forma mesquinha e patética que se ajuda ou se muda as coisas. Porque se aqueles jornalistas são tão bons a dar opiniões, se Manuela Moura Guedes é tão letrada que tem opinião sobre tudo e de tudo, porque não vai mais além e indica soluções válidas, verdadeiramente válidas para ajudar? Não seria bem mais útil que nos presentear com as partilhas do nosso primeiro?
Jornalismo não é isso, não devia ser isso. Jornalismo não é atacar por atacar, não é lançar o pânico e o medo… Isso é sensacionalismo. E é ridículo. Mas de que me espanto eu? Estamos a falar da tvi Santo Deus! Bem-vindos ao inferno!
Qual será a próxima noticia? Talvez que Sócrates comprou cuecas amarelas para oferecer a um namorado? Oh desculpem, que cabeça a minha, já falaram sobre isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário