Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bastonário, é quase o meu ídolo! (por hoje)

Nunca fui grande fã do dr. Marinho Pinto. Sempre achei que pôr a justiça a ser discutida com pessoas que não entendem nada dela e que apenas querem audiências, fazendo julgamentos sumários em plena hora do almoço e da tarde não é comportamento de um representante dos advogados. Mas não pude deixar de ganhar um respeito acrecido por ele, quando ontem em plenos "Prós e Contras" teve a coragem, sem medos de reacção, de dizer aquilo que pensava ao júíz ali presente.

Já demonstrei a minha reacção quanto ao Processo Casa Pia. Admito que os abusos aconteceram mas cada vez menos admito que os condenados da ribalta sejam verdadeiramente culpados. São opiniões, que na verdade acabam por ser subjectivas.
E o triste é isso. É que depois de uma condenação ainda se possa pensar que isto é subjectivo... e tudo porque durante mais uns dias ainda se não teve acesso ao acórdão. É evidente que a juiz não incumpriu a lei. Se pode só ser lida uma sumula do acórdão, então lê-se. Mas é evidente também que tinha que ser disponibilizado o acórdão após a leitura da sentença. Quanto mais não fosse para evitar todo este falatório, todo este incidente ao juntar aos já muitos. E nenhum juiz poderia ignorar que isso ia acontecer.

Para mim tudo isto não passa de uma caça às bruxas, de um grande circo mediático. Em pleno século XXI, grande parte da população ( a mesma que se arrepia de ver mulheres a serem condenadas por apedrejamento em outros países) ficaria feliz, se de pipoca na mão e coca cola na outra, fosse assistir em plena rua, aos enforcamentos daquelas pessoas. E é triste. Porque no mesmo prato da balança está o sofrimento daqueles rapazes... mas também o sofrimento passado aos bocadinhos, em câmara lenta, hoje um pouco, amanhã mais outro, daqueles condenados. Basta que um esteja inocente para isto ser atroz. E se entendo que a população queira "sangue", não perceba as leis, não entenda o formalismo não posso aceitar que juízes, formados para o efeito, não prevejam isso mesmo e tenham atitudes que levantem ainda mais seleuma.

Por isso ontem ganhei um novo respeito pelo Bastonário. Verdade verdadinha

Sem comentários:

Enviar um comentário