Páginas

domingo, 22 de março de 2009

Relato pormenorizado de um tarde/noite de TV. porque se eu sofro, vocês também!


Relato pormenorizado de uma tarde/noite de Tv. Porque se eu sofro, vocês também!

19:00 E aqui estou eu, novamente de frente ao computador e do Steve. De certeza que o meu pobre Steve - the tv - está mais que cansado. Porque ninguém aguentaria, quase vinte e quatro horas seguidas sem parar, programa atrás de programa.
Durante a tarde voltei a adormecer, costas para um lado, pernas para o outro, uma dor de ossos tremenda. Começo já a ressentir-me desta maratona televisiva e não sei o que esperar disto, porque tirando um leve zumbido, nada resta acerca dos programas da tarde.
Entre filmes já vistos por dezenas de vezes na tvi, um jogo da taça entre Sporting Benfica na SIC e uma novela na rtp1, os canais generalistas não trazem nada de novo. Portanto andei desesperadamente à procura de algo. Parei na Tv record. Era um programa qualquer do qual eu não me lembro o nome onde um bando de rapazes, bastante feio por sinal ( a contrastar com apresentador que foi do melhor que vi durante a tarde) tentava desesperadamente convencer raparigas a sair. Alguns tinham sorte, outros nem por isso. E eu abanava lentamente a cabeça sem perceber que o tempo ia passando e eu continuava a ver. Às tantas uma dupla sertaneja cantou qualquer coisinha e eu sem mudar. Quando dei conta estava entusiasmada, fazendo coro com o publico em altos gritos beija beija. E só quando acabou com os parzinhos absolutamente embebidos uns nos outros me apercebi do mais fundo onde fui cair. Porque beijinho, só se for mesmo com o Steve!

20:51 Jantei absolutamente fascinada por não ter um barulho de televisão a martirizar-me os ouvidos. Mas já voltei ao meu posto. O SPORTING acaba de marcar um golo que segundo o senhor da televisão inaugura o marcador. Estou nauseada. Abomino futebol.
Quando era miúda, adolescente, adorava futebol. Via nos jogos aquilo que eles não deviam deixar de ser: jogos! Imaginava que aquelas alminhas, que corriam suadas atrás de uma bola eram boas pessoas, que conseguiam levar na boa o espírito e a amizade de um jogo, onde não se fazia distinção entre brancos e pretos e a maior disputa era por uma falta. Depois fui-me apercebendo do quão idealista isso era. Futebol não é mais um jogo mas uma máquina de fazer dinheiro. Aquelas alminhas são no fundo, na sua grande maioria, uns broncos sem educação e pouco mais que instrução primária que lançam autênticas pérolas sempre que falam. Pior! Se não fazem distinção entre brancos e pretos fazem entre azuis, verdes e vermelhos, numa autêntica guerra sem sentido onde se desferem insultos, pauladas e mordidas! Não há paciência!
Sejamos francos (mais tarde pronunciar-me-ei sobre isto de forma mais clara). Um povo que proclama unanimemente como ídolo nacional um jogador de futebol, demonstra a cultura que tem! Quando há uns dias um determinado senhor foi considerado o melhor jogador de futebol do mundo pensei que nunca mais veria televisão! Em todo o lado se falava dele. Fizeram-se programas sobre tudo da vida dele. Conspurcaram tudo do senhor, desde o gel do cabelo às cuecas. Mas a gota de água foi quando num programa da rtp1 que trata normalmente de coisas graves e importantes, debates imparciais e sérios se decidiu fazer uma das emissões dedicadas ao senhor! E o pior! Pior mesmo quando a jornalista que podia aproveitar para fazer qualquer pergunta importante (pretende ajudar alguma associação humanitária com os milhares que ganha ou é mesmo só para as suas cuecas de ouro?) lhe pergunta: e namoradas?
Pão e circo que se dá aos pobres. O mais grave é que nestes tempos já nem se dá pão mas somente circo! E nós, que vivemos todos os dias no mundo real, contamos os € até ao final do mês, deixamo-nos ir, insultamo-nos mutuamente por senhores que vestem do bom e do melhor, comem do bom e do melhor e estão tão preocupados connosco como eu com eles: nada.
Neste momento, no jogo, os adeptos atiram garrafas de água uns aos outros, arrancam cadeiras num ódio cego! Talvez muitos deles quando chegarem a casa não tenham do que comer, estejam desempregados e alcoolizados. Mas depois de um jogo como este a vida faz muito mais sentido! Pobres dos pobres que são pobrezinhos.

Mudo para a SIC radical para ver daily show, um talkshow fantástico. Finalmente televisão decente, onde posso rir com piadas verdadeiramente inteligentes. Já não era sem tempo. Evidentemente que não podia ser português.

21:49 Não resisti a mudar novamente para o jogo, numa curiosidade mórbida de saber se o motim foi mais forte. O jogo prolonga-se a pénaltis. Nada de mortos. Golo atrás de golo. Já agora espero pelo resultado. O Sporting vai com vantagem. Há pessoas que choram. Estão novamente empatados. E diz o senhor que se alguém agora marcar e outro falhar acaba o jogo. Quim defende. Um jogador encarnado marca. Resultado final: o Benfica ganha. Se fosse há uns anos estaria em delírio. Afinal eu era Benfiquista. Toca a mudar de canal!

Sem comentários:

Enviar um comentário